quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ANOREXIA

A obsessão por um corpo de "Barbie", que é o sonho da maioria das jovens e adolescentes, se transforma muitas vezes em doença e leva pessoas ao extremo de ficar sem se alimentar ou comer compulsivamente e, em seguida, provocar vômitos ou tomar laxantes para se livrar da comida. Estes métodos são sintomas de anorexia e bulimia nervosas, respectivamente, transtornos alimentares que atingem milhões de brasileiros.
Só os anoréxicos somam 1,7 milhão, o equivalente a quase três vezes a população de Uberlândia. Para os casos de bulimia não há estatísticas, já que muitos deles, segundo a psiquiatra Mariza Matheus Cuvero, não são diagnosticados. A doença pode ficar camuflada durante muito tempo.
Cerca de 95% dos pacientes com transtornos alimentares são mulheres e têm entre 13 e 20 anos e 15% morrem por desnutrição. Mais do que os sintomas, a omissão do doente e a falta de suporte familiar são a principal causa de morte.
O que se vê diariamente na tela da televisão, na pele da personagem Giselle (Pérola Faria), da novela "Páginas da Vida", da Rede Globo, é comum para um grande grupo de pessoas e o pior: elas fazem questão de disseminar suas idéias obsessivas por magreza. Na internet multiplicam-se a cada dia os sites e comunidades que incentivam dietas e hábitos que comprometem a saúde e que, nas situações extremas, matam.


@- Você queria ser a magra(o) ou a gorda(o)?
@- Tem um certo jornalista que depois que deixou de ir à academia ficou barrigudo.
@- O melhor é você ter um corpo proporcional e uma alimentação correta e praticar exercício regularmente.
@- Tem um grupinho de amigos que quase todos os dias estão enchendo a cara de álcool e churrasco no quintal de uma casa no bairro São Benedito; mas todos estão barrigudos....




Nenhum comentário: